Entenda o que é um NPC

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Entenda o que é um NPC

Mensagem por [Adm] Nimb em Seg Mar 23, 2009 2:28 am

NPCs


RPG é um jogo de interpretar personagens.Cadajogadorfaz
o papel de um herói aventureiro, o protagonista de uma
grandeaventura.Bem,acontecequegrandesaventurasnão
são feitas apenas de heróis; elas também envolvem aliados,
ajudantes, vítimas indefesas, inimigos... e vilões, é claro!
Semestespersonagenssecundáriosnuncateríamosuma
boa história e o RPG é, acima de tudo, um jogo de contar
histórias.
Mas, se os jogadores interpretam os heróis, então quem faz o
papel dos personagens secundários? É o Mestre. Ele não tem
seu próprio herói aventureiro, mas controla TODOS os outros
personagens do mundo da aventura.
Emalgunsjogosestespersonagenssãoapropriadamente
chamados de PdMs (Personagens do Mestre). Mas em quase
todos os outros jogos eles recebem o nome de NPCs que
vemdeNonPlayerCharacters,PersonagensNão-Jogadores.

Personagens do Mestre

E quem são esses tais NPCs? São todos os OUTROS caras
que os heróis encontram pelo caminho, sejam bons ou maus.
Desde o inofensivo velho louco da taverna, que aparece con-
tando histórias sobre tesouros e monstros, até o poderoso
lorde feiticeiro que cavalga um dragão negro e comanda hordas
de mortos-vivos todos são NPCs. O taverneiro que tenta
evitar brigas em seu estabelecimento, o clérigo que cuida do
templo local, o grupo de assaltantes goblins, o mago misterio-
so que resolve acompanhar o grupo... NPCs, cada um deles.
Você consegue pensar em uma boa aventura sem a participa-
çãodeles?
Jogar com NPCs é uma das coisas divertidas em ser Mestre
você não tem apenas um personagem, mas vários! Contro-
la suas ações, imagina o que eles fariam e como agiriam
diante dos heróis.
O Mestre também vai conversar com os jogadores como se
fosse ele mesmo um personagem. Para ficar mais real, ele
pode mudar a voz quando fala pelo NPC.

Como são Feitos?

Quais as diferenças entre um personagem jogador (também
conhecidocomoPC,PlayerCharacter)
e um NPC? Não muitas,
na verdade.
NPCs são feitos com as mesmas regras básicas que os PCs.
Eles têm as mesmas cinco Características básicas, por exem-
plo. Também podem ter as mesmas Vantagens, Desvanta-
gens, Perícias e magias.
Então, para fazer um NPC, em geral o Mestre deve preencher
para ele uma Ficha de Personagem, da mesma forma que um
jogador faria. Mas nem sempre é assim. NPCs de menor
importância não precisam ser descritos em detalhes o
Mestre não precisa definir as habilidades de combate da doce
mocinha que vem pedir socorro aos heróis! Na verdade, um
bom Mestre pode lidar com montes de NPCs interessantes
sem precisar calcular números para nenhum deles!
NPCs são construídos com as mesmas regras usadas para
os personagens jogadores, sim mas o Mestre NÃO preci-
sa seguir todas elas. Um NPC não precisa pagar pontos, por
exemplo: o Mestre simplesmente lhe dá as Características,
Vantagens e Desvantagens que desejar. Claro que isso per-
mite ao Mestre criar personagens extremamente poderosos
mas, como já foi dito, um Mestre não joga para ganhar.
Se ele constrói um NPC poderoso, deve ser porque a aventu-
ra assim exige.
Um NPC também pode ter habilidades, poderes ou fraquezas
únicas, que não existem para personagens jogadores. O Mes-
tre poderia, digamos, inventar um vilão totalmente imune a
qualquer ataque, EXCETO um Ataque Especial. Nenhuma Van-
tagem permite que personagens jogadores tenham um poder
assim, mas isso não impede o Mestre de fazê-lo. Isso também
acontece com os monstros, pois eles costumam ter poderes
estranhos que um aventureiro raramente terá (o hálito de fogo
do dragão, o olhar petrificante da medusa, o toque gélido de
um morto-vivo...). Os jogadores geralmente não sabem ou
não precisam saber tudo sobre os monstros, mas os Mes-
tres devem.
À primeira vista isso pode até parecer meio injusto para os
jogadores, mas não é: lembre-se, o Mestre NÃO joga contra os
outros. Ele tem o papel de tornar a aventura interessante e
usar personagens únicos e exóticos faz parte disso. Qualquer
Mestre pode ignorar todas as regras e criar um mago-guerreiro
vampiro ninja indestrutível, capaz de transformar os heróis em
mingau... mas que graça isso teria? Para ser mesmo interes-
sante, esse vilão deveria ter um ponto fraco que os heróis
precisariam descobrir antes de lutar com ele.

Secundários,mas Importantes!

Quando o Mestre usa uma aventura pronta (como aquelas que
são publicadas na DRAGÃO BRASIL), vai encontrar ali todos os
NPCs importantes uma aventura nunca é completa sem
eles. E quando inventa sua própria aventura, ele mesmo deve
criar esses NPCs.
Mexer com NPCs é uma das coisas mais interessantes em ser
Mestre. Enquanto cada jogador tem um único herói, o Mestre
tem à disposição montes de personagens diferentes. Mesmo
que eles nunca sejam tão importantes quanto os próprios heróis,
mesmoquesejamsimplespersonagenssecundáriosecoadju-
vantes... sempre será muito, muito divertido lidar com NPCs!

_________________


Por que Khalmyr tinha que ser justo?

Justo um Idiota!!!

avatar
[Adm] Nimb

Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 18/03/2009
Localização : Reino de Nimb

Ficha de personagem
Pontos de Vida:
999999999/999999999  (999999999/999999999)
Pontos de Magia:
999999999/999999999  (999999999/999999999)
Experiencia:
999999999/999999999  (999999999/999999999)

Ver perfil do usuário http://tormenta.forumbrasil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum