A Tormenta
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Mensagem por [Adm] Nimb Seg maio 25, 2009 4:03 am

LISTA DE PERÍCIAS

Você verá a seguir explicações sobre cada perícia, e também uma lista de especializações
possíveis. Se você compra a perícia completa por 2 pontos, isso já inclui todas as
especializações.
Note que, às vezes, uma mesma especialização pode aparecer em duas ou mais perícias
ao mesmo tempo: Rastreio aparece em Crime, Investigação e Sobrevivência; e Veterinária está
em Animais e Medicina. Em termos de jogo, nada disso faz diferença — um personagem que
sabe pescar pode fazê-lo por esporte ou para sobreviver.

Animais

Você sabe cuidar de animais e tratar de seus ferimentos,
evitar animais perigosos, e até domar animais selvagens (mas
se deseja ter um animal treinado, vai precisar também da
vantagem Aliado). Em mundos de fantasia, esta perícia também
permite falar a língua dos animais. A critério do mestre,
a perícia também pode se aplicar a monstros e outras criaturas
fantásticas.
Doma: você sabe domar animais selvagens.
Montaria: você sabe montar cavalos e outros animais
de montaria, como elefantes e camelos.
Tratamento: você sabe alimentar e cuidar de animais.
Pode também perceber se um animal está doente.
Treinamento: você sabe treinar animais domésticos
para fazer truques simples, como andar, parar, sentar, guardar
e atacar.
Veterinária: você pode fazer diagnósticos, prestar primeiros
socorros e fazer cirurgias em animais. Funciona como
Medicina, mas apenas para animais.

Arte

Você tem sensibilidade e talento para artes. Sabe cantar,
dançar, desenhar, pintar, fazer esculturas, tocar instrumentos
musicais...
Atuação: você é um ator. Pode simular emoções que
não está sentindo.
Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos,
obras de arte e outros objetos, e também reconhecer
peças falsificadas.
Fotografia: você sabe tirar fotos profissionais e, se tiver
acesso a um laboratório, revelar fotos.
Instrumentos Musicais: você sabe tocar instrumentos
musicais de vários tipos.
Prestidigitação: você pode fazer truques com pequenos
objetos, fazendo sumir moedas, lenços e cartas de baralho
como se fosse mágica.
Redação: você sabe produzir textos profissionais: relatórios,
poesias, romances, reportagens, cartas de amor...
Outras Especializações: Canto, Culinária, Dança, Desenho,
Escultura, Pintura, Joalheria...

Ciência

Você tem grandes conhecimentos sobre ciências em
geral, incluindo os mais obscuros.
Astronomia: você sabe reconhecer estrelas e constelações,
ler mapas estelares e saber se existem planetas à volta
de uma estrela.
Biologia: você sabe tudo sobre plantas e animais. Sabe
dizer quais são comestíveis, venenosos, medicinais...
Ciências Proibidas: você conhece coisas que não deveria:
ocultismo, ufologia...
Geografia: você sabe fazer mapas e reconhecer lugares
através da paisagem.
História: você sabe sobre os fatos notáveis ocorridos
na história da humanidade.
Meteorologia: você sabe prever o clima nos dias ou
horas seguintes.
Psicologia: você conhece a mente humana e, se tiver
informações suficientes, pode prever o comportamento de
uma pessoa ou grupo de pessoas.
Outras Especializações: Antropologia, Arqueologia,
Criminalística, Ecologia, Genética, Literatura, Metalografia,
Química...

Crime

Você é um ladrão, espião, falsário, arrombador ou outro
tipo de criminoso. Consulte o mestre para saber se esta
perícia está disponível para personagens jogadores.
Armadilhas: você sabe construir, armas e desarmar
armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.
Arrombamento: você sabe como forçar portas e abrir
fechaduras trancadas.
Criptografia: você sabe criar e decifrar mensagens secretas.
Disfarce: você sabe se parecer com outra pessoa, ou
apenas ocultar a própria aparência.
Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos,
obras de arte e outros objetos — e também reconhecer
peças falsificadas.
Furtividade: você sabe se esconder e também moverse
em silêncio e sem ser visto.
Intimidação: Você convence as pessoas usando ameaças
e coação.
Punga: você sabe bater carteiras.
Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.

Esporte

Você sabe praticar vários tipos de esportes, e conhece
suas regras. Esta perícia não afeta seu desempenho em combate,
mesmo quando se trata de esportes como artes marciais,
boxe, arquearia...
Acrobacia: você pode equilibrar-se em pequenas superfícies,
andar sobre cordas, fazer malabarismo, etc.
Alpinismo: você sabe escalar montanhas, subir em muros
altos, árvores e até edifícios.
Arquearia: você sabe usar arco e flecha.
Corrida: você é um corredor de curta e longa distância.
Jogos: você conhece muitos jogos, como cartas, jogos
de tabuleiro, videogames, RPGs...
Mergulho: você sabe usar equipamento de mergulho.
Natação: você sabe... bem, nadar.
Pilotagem: você sabe pilotar aeronaves, barcos e
veí-culos de competição como carros de corrida, barcos,
helicópteros e aviões.
Outras Especializações: Arremesso, Artes Marciais,
Boxe, Caça, Parkour, Pesca, Paraquedismo, Salto...

Idiomas

Você é um poliglota. Conhece os principais idiomas
usados no mundo, e pode aprender com facilidade outras
línguas, mesmo as mais obscuras — até idiomas de outros
planetas. Se você não possui esta perícia, saberá falar apenas
a língua mais comum no local da campanha e, caso
pertença a alguma raça não-humana, sua língua nativa.
Cada idioma conta como uma especialização separada. Personagens
com esta perícia não precisam de testes para
aprender novas magias.
Código Morse: você sabe transmitir e receber mensagens
compostas de pontos e traços.
Criptografia: você sabe criar e decifrar mensagens secretas.
Leitura Labial: você sabe descobrir o que alguém está
dizendo observando os movimentos de sua boca.
Linguagem de Sinais: você pode se comunicar sem
som, com gestos.
Outras Especializações: Inglês, Francês, Italiano, Alemão,
Espanhol e demais idiomas.

Investigação

Você é um policial, detetive ou agente secreto, e conhece
técnicas de investigação. Sabe seguir pegadas, procurar
impressões digitais, usar disfarces, instalar explosivos,
decifrar códigos secretos, destrancar fechaduras e
desarmar armadilhas.
Armadilhas: você sabe construir, armar e desarmar armadilhas,
explosivos e aparelhos de detecção.
Arrombamento: você sabe como forçar portas e abrir
fechaduras trancadas.
Criptografia: você sabe produzir e decifrar mensagens
secretas.
Disfarce: você sabe se parecer com outra pessoa, ou
ocultar a própria aparência.
Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos,
obras de arte e outros objetos — e também reconhecer
peças falsificadas.
Furtividade: você sabe se esconder e também moverse
em silêncio e sem ser visto.
Interrogatório: com perguntas habilidosas e muita pressão
emocional, você pode conseguir de uma pessoa aquilo
que deseja.
Intimidação: Você convence as pessoas usando ameaças
e coação.
Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.

Máquinas

Você é bom com máquinas, veículos e computadores.
Sabe operar, pilotar, dirigir, construir e consertar qualquer coisa,
se tiver as peças e ferramentas certas.
Armadilhas: você sabe construir, armar e desarmar armadilhas,
explosivos e aparelhos de detecção.
Computação: você sabe operar computadores, navegar
na Internet, quebrar senhas e penetrar em sistemas protegidos.
Condução: você sabe dirigir veículos terrestres como
carros, ônibus, motos...
Eletrônica: você sabe consertar (mas não construir) aparelhos
eletrônicos como telefones, rádios e computadores.
Engenharia: você sabe construir (mas não consertar)
máquinas, veículos, armas e aparelhos eletrônicos.
Mecânica: você sabe consertar (mas não construir)
máquinas, veículos e armas. Consertar um construto é uma
tarefa Média (teste de Habilidade +1) e restaura 1 PV em
meia hora. Em caso de falha, uma nova tentativa leva mais
hora. A critério do mestre, pode-se restaurar todos os PVs de
um mecha em 8 horas, sem testes.
Pilotagem: você sabe pilotar aeronaves, barcos e veículos
de competição como carros de corrida, barcos, helicópteros
e aviões. Você pode usar a manobra comando de
Aliados para controlar qualquer máquina
que não tenha vontade própria, e não esteja sendo
controlada por outra pessoa.

Manipulação

Você sabe obter favores de outras pessoas por meios
diversos, através de truques, engodos ou ameaças.
Hipnose: você pode afetar a mente de uma pessoa e
torná-la mais fácil de manipular.
Interrogatório: com perguntas habilidosas e muita pressão
emocional, você pode conseguir de alguém o que deseja.
Lábia: Como Intimidação, mas usa bajulação e conversa
mole em vez de ameaças.
Intimidação: Você convence as pessoas usando ameaças
e coação.
Sedução: você sabe fingir sentimentos românticos com
relação à vítima.

Medicina

Você sabe dizer que tipo de doença um paciente tem,
como curá-la, e também pode fazer cirurgias. Quando alguém
precisa de cuidados médicos, você pode providenciar.
Cirurgia: você sabe tratar de doenças e ferimentos internos.
Restaurar 1 PV é uma tarefa Média, mas é permitido
apenas um teste por dia para cada paciente.
Diagnose: você sabe dizer se uma pessoa está doente,
reconhecer a doença e determinar a maneira de curá-la.
Primeiros Socorros: você sabe fazer curativos, reduzir
fraturas, deter sangramentos e outras coisas que se deve
fazer — ou não fazer — em caso de acidentes com vítimas.
Primeiros Socorros pode ajudar na recuperação de personagens
que estejam com 0 PVs, dependendo da gravidade de
seus ferimentos. Veja em “Testes de Morte”.
Psiquiatria: você sabe lidar com traumas e doenças
mentais. Quando um personagem Insano falha em seu teste
para resistir à loucura, você pode tentar ajudá-lo a superar a
crise como uma tarefa Difícil (mas não poderá curá-lo totalmente
de sua insanidade).
Veterinária: você pode fazer diagnósticos, prestar primeiros
socorros e fazer cirurgias em animais.

Sobrevivência

Você consegue sobreviver em lugares selvagens. Sabe
caçar, pescar, seguir pistas e encontrar comida e abrigo para
você e seus amigos. Cada tipo de região conta como uma
especialização.
Alpinismo: você sabe escalar em montanhas, subir
em muros altos, árvores e até edifícios.
Armadilhas: você sabe construir, armas e desarmar
armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.
Arquearia: você sabe usar arco e flecha.
Furtividade: você sabe se esconder e também mover-
se em silêncio e sem ser visto.
Meteorologia: você sabe prever o clima nos dias ou
horas seguintes.
Navegação: você sabe dizer onde está e em que direção
deve seguir.
Pesca: você sabe pegar peixes e outros animais aquáticos
com linha e anzol, rede ou arpão.
Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.
Outras Especializações: mesmas da vantagem Arena.


Efeitos de Vantagens e Desvantagens


Algumas vantagens e desvantagens podem afetar
testes de perícias. Eis alguns exemplos (o mestre pode
pensar em outros):
Aparência Inofensiva: +1 em Lábia e Sedução;
–2 em Interrogatório e Intimidação.
Arena, Ambiente Especial: +2 em Sobrevivência
no local escolhido.
Código de Honra dos Cavalheiros: +1 em Sedução.
Código de Honra da Honestidade: –2 em Manipulação.
Boa Fama: +1 em Lábia e Sedução; –2 em Interrogatório
e Intimidação.
Genialidade: +2 em todas as perícias.
Inculto: –3 em todas as perícias, exceto Animais,
Esportes e Sobrevivência.
Insano: –2 em Manipulação.
Má Fama: +1 em Interrogatório e Intimidação; –1
em Lábia e Sedução.
Monstruoso: +1 em Interrogatório e Intimidação;
–2 em Lábia e Sedução.
[Adm] Nimb
[Adm] Nimb

Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 18/03/2009
Localização : Reino de Nimb

Ficha de personagem
Pontos de Vida:
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Pontos de Magia:
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Experiencia:
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